Complemento do título: Mergulhe nos mais variados cenários subaquáticos de Cananeia!
Cananeia é um paraíso e possui uma diversidade marinha sensacional, ideal para a prática de esportes náuticos e subaquáticos, como o mergulho.
Existem algumas modalidades de mergulho no mundo. As mais comuns são os mergulhos chamados de recreativos e nesta categoria temos o mergulho livre (apneia ou “snorkeling”) no qual o mergulhador depende exclusivamente da sua capacidade pulmonar, preparação física e controle emocional; e o Mergulho Autônomo, em que o mergulhador é auxiliado por equipamentos de ar comprimido e de reguladores de pressão, devendo ser habilitado por alguma escola de mergulho.
Nossa cidade é um verdadeiro paraíso de berçário costeiro. Além de alimento, as larvas e filhotes de peixes e invertebrados, que ali se desenvolvem, tem a proteção garantida do ecossistema. O ecossistema de Manguezal é tão importante que foi o primeiro a ser protegido por lei na época de Dom João VI! Naquela época já se tinha a noção da importância fundamental deste ecossistema.
Na região do estuário encontramos diversas espécies de Caranguejos, Camarão, Siris, dentre outros vertebrados, peixes como o famoso Robalo, Tainha, Paraty, Carapeva, Caratinga, Caranha, Pescada Amarela, Bagre, Baiacu, e até mesmo Raias e pequenos Tubarões (cações). Já nas ilhas, toda a diversidade de peixes oceânicos e de costões rochosos como Corais, Michole, Donzelas, Jaguareça, Bodiões, Olhetes, Peixe Espada, Raias, Tubarões, dentre uma infinidade de outros peixes. Além disto temos mamíferos como os golfinhos (mais conhecidos como botos na região – Boto cinza, Tucuxi, Sotália, etc.), répteis como as tartarugas e uma diversidade de aves como por exemplo as Fragatas, Gaivotas, Biguás e Guarás.
Mas atenção, as Ilhas do Castilho e do Cambriú, são consideradas estações ecológicas (Estação Ecológica dos Tupiniquins), portanto é proibido a prática do mergulho e a visitação. A Ilha do Cardoso (face mar aberto e face estuário) não é permitido pescar nos rios e liberado o mergulho, porém na face para o estuário não é recomendável pela baixa visibilidade devido á suspensão de partículas dos manguezais. No Bom Abrigo é permitido mergulho recreativo e pesca submarina a uma distância de 300m e desembarque somente em caso de salvaguarda da vida humana, e na Figueira liberada para mergulho recreativo e pesca sub, com boa visibilidade e em uma profundidade de até 18m.
Na prática da pesca submarina, considerada extremamente seletiva, na qual você escolhe o peixe e ainda tem o prazer de participar dos incríveis cenários subaquáticos, é necessário que o praticante conheça bem as regras da pesca amadora na região. Algumas regrinhas básicas: ter licença de pesca amadora, usar aparelhos de respiração artificial, respeitar a cota por pescador (rios e estuários – um peixe de até 10kg mais um exemplar e no mar um peixe de até 15kg e mais um exemplar) e se atentar para o tamanho mínimo, defeso de cada espécie e relação de animais ameaçados de extinção e proibida a pesca, como por exemplo o Mero e Cherne-Povero. Sabendo disso é só aproveitar o mergulho, contemplar a vida marinha e depois saborear um delicioso peixe fresco.
Pensou que só no mar podemos encontrar lindos cenários subaquáticos? Pois é, aqui em Cananeia temos também cachoeiras e piscinas naturais lindas, repletas de Lambaris, Manjubinhas, Carás, Pitús e outros peixes e organismos, ótimas para o mergulho de flutuação e são elas: Cachoeiras no continente – Cachoeira do Mandira, Rio das Minas e Pitú, sendo que as duas primeiras possuem guias e alugam equipamentos completos para mergulho livre e as Cachoeiras na Ilha do Cardoso – Cachoeira do Ipanema, Cachoeira Grande e as lindas piscinas naturais de Lages e o Poço das Antas, estas somente com visita monitorada.
Como em qualquer prática de mergulho, é fundamental ter cuidados básicos como: verificar os locais autorizados; contratar guias locais habilitados e autorizados a trabalharem com turismo e recreação; se atentar na previsão do tempo, lua e maré; nunca mergulhar sozinho; checar todos os equipamentos de segurança mais de uma vez; só fazer mergulho recreativo dentro dos limites de segurança; respeitar o meio ambiente, evitando contato com qualquer organismo; ter cuidado com as sinalizações de mergulho para prevenir acidentes com embarcações e principalmente ter consciência ambiental, não deixando resíduos e lixo nos locais por onde passar.
O grande problema para o mergulho autônomo em Cananeia é a falta de empresas que aluguem equipamentos e cilindros, investimento que valeria a pena para atrair ainda mais os amantes do esporte. Mas o mergulhador pode contar com guias e piloteiros experientes, que conhecem a região como a palma da mão, e que o levarão para lugares maravilhosos.
Curtiu? Então venha desfrutar desse paraíso e contemplar os mais variados cenários subaquáticos que Cananeia pode lhe oferecer.
Colaboraram com essa edição:
Sérgio Teixeira de Castro – Biólogo, Educador, Divemaster e Chefe do Museu Oceanográfico do IOUSP
Patrick San – Chef de Cozinha, proprietário do NaCanoa Sushi, praticante de pesca submarina e Campeão Paranaense em 2016
Aluguel de Lancha e Guia: Marina Utamaru – Tel: 13 3851-6126 / 3851-6240
Cachoeira do Mandira – Tel.: 13 99763-1056 / 99790-6714 – Nei e Chico
Cachoeira do Rio das Minas – Tel.: 13 98125-9573 – Daniel
Informações sobre as leis de mergulho e pesca submarina: www.cananeiaemfoco.com.br e na APA Marinha tel: 13 3851-1163 / 3851-1108 – apamarinhals@fflorestal.sp.gov.br
Foto: Edson Formighieri
Leave Comment